quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

06. REDUTORES DE MEMÓRIAS.

Grandes Ameaças Às Futuras Gerações.


A PERPENDICULARIDADE DO SABER é o grande desafio conformativo do imaginário “Lato Sensu” [Sentido Amplo] dos recursos mentais memoriais dos seres humanos.


O Saber é a essência do equilíbrio, da conduta comportamental dos humanos. Esta fonte tem estado sendo contaminada desde os momentos em que humilhações aos outros começaram e os fizeram ajoelhar de todas as maneiras. Pelo chicote, pela imposição de trabalhos forçados, pelos maus tratos e pelas ideologias, de maneira que os seus recursos de memórias fossem completamente apagados e eles se tornassem bonecos fieis, subservientes, completamente obedientes sob os comandos de alguns espertalhões que estão sempre a ameaçar a Latitude, a capacidade de seres humanos se movimentar com liberdade e responsabilidade pessoal daquele que se permita.


Estes movimentos escravocratas, não são de hoje. Já fazem alguns séculos e tem multidões em todos os níveis sociais que ainda se permitem a tais subjugações.

As fases suaves do desenvolvimento das crianças e crescimento dos adolescentes precisam ser regadas com orientações referenciais e suas relatividades, no que tange ao ampliar os domínios da confiança nos talentos deles de forma natural. Quero dizer: No desenvolvimento do potencial, de maneira que a confiança em si mesmo formatada pelo saber, pelos conhecimentos já percebidos e internalizados possam ser orientados na pratica da vida sob observações para que eles se transformem em confiança em si mesmo, neste jovens.

O tempo de imposição de vontades sobre os outros é coisa do passado. Os adolescentes rejeitam peremptoriamente estes aspectos do sobre-existir, ainda muito imperiosos. Os ouvidos deles parecem não ter sido treinados para funções cognitivas. Por esta razão, os lugares das outroras imposições devem ser ocupados pela responsabilidade dos atos pessoais na proporcionalidade etária. Isto os legisladores precisam descobrir junto com outros profissionais neurocientistas. Uma vez que, a adultez está sendo torpedeada pelos desleixos às suas condutas, em seus cargos e em todos os níveis da sociedade humana.

Imagina um ser humano qualquer candidato, que chega aos níveis da governabilidade de um Estado qualquer. Tem influência e poder sobre as Policias do seu estado as quais devem combater corrupções, roubos, desvios de dinheiro etc, etc, e este individuo pratica alguns destes crimes dentro de seu próprio gabinete. É o fim da picada!

Ao tomarmos estes fatos como referências relativas, nós vemos os riscos que os aspectos equivocados das culturas destes personagens provocam turbulências bem no âmago do centro de ponderação dos futuros homens do amanhã. Os quais, com certeza ao ver tais exemplos repetitivos com total impunidade poderão se tornar nos herdeiros de contradições e paradoxos absurdos como estes do convívio humano, como saídas para solucionar suas vidas pessoais e particulares.

Estes fenômenos:


- São coerentes com os detentores de boas memórias?
- Se eles tem memórias responsáveis. Qual a qualidade dos conhecimentos adquiridos com suas graduações, com seus mestrados e com seus doutorados? Vocês têm a resposta certa.

- Algum redutor de memória foi adotado por estes individuos. E o mais provável pode ter sido a “Ganância”. Como os hábitos, já dizia o John Driden, filósofo americano. É o melhor dos servos e o pior dos amos. Naturalmente, estes personagens se plantaram exatamente nos piores mesmo. E com total comprometimento da perpendicularidade do Si ser e estar humanos.


Das profundezas da minha Simplicidade e sob as lentes do meu saber como usuário de ciências e usuário do meu cérebro profundamente vou retirar algumas peças hipnóticas daquela lista num capítulo anterior, as quais são redutores de memórias também e colocá-las aqui para continuidade da discussão.


[Maconha, Cocaína, Crack],
[Ideologias, Fé, Crenças],
[Maus tratos, Ganância, Escravidão],
[Conhecimento limitado, Pouca Inteligência, Idéia fixa],
[Omissão, Preguiça de Estudar, Paixão descontrolada].


As raízes da confiança em Si mesmo estão no sistema de compreender, de adotar os conhecimentos que envolve tal sistema em sua originalidade e de crer em si mesmo como o elemento unicamente responsável por seus atos sob a égide dos Códigos de Dieito e de Deveres Civis. Logo o individuo arredio, que se afasta voluntariamente da responsabilidade de estudar, com uma mente vazia, sem planejamento de superação pessoal, o qual já está satisfeito com o que aparenta ser, torna-se mais dias menos dias num perigo em potencial ao convívio social.


A Memória é instigante porque é um fator de desenvolvimento e crescimento humano. Além disso é com ela que as figuras marcantes por imagens do passado interfere no “agora” de cada qual. E olha que tem passados por ai impregnado nas entranhas do mundo pessoal de muitas pessoas que devem ser tenebrosos. E a memória não perdoa. O grande paradoxo é: O mesmo elemento de crescimento, por falta de estudo e de realimentação, de treinamento pessoal torna-se no maior algoz de cada qual.


Imagina um indivíduo sem objetivos empolgantes que lhe façam ver a vida por ângulos estimulantes e com uma memória em plenos poderes. O individuo tem que dar um rumo ao seu viver, ou não suportará a si mesmo com a memória ativa sem desequilibrar-se. Resultado:


- Gasta tempo demais em mesa de bar.
- Lotam as Igrejas como vemos todos os dias esperando o milagre que eles se recusaram a produzir.

- Precisa de distração constante para bloquear o instigar de sua memória.

- Faz disso um hábito e depois fica sujeito a ele.


É neste exato instante que a meditação, a ponderação e a reflexão deveriam entrar em ação para concatenar idéias numa seqüência lógica do existir e coordenar as ações necessárias para esta atividade. Esta é uma operação mental que dá trabalho, obviamente. Daí então supõem-se:


O individuo na mira dos traficantes começam a experimentar tais peças alucinógenas para o retorno do seu bem estar e depois ficam dependentes. Sem mais a memória instigante o individuo, imagino entra num caminho sem volta.


Outro aspecto equivocado do aprender a viver quando se tem pouco conhecimento adquirido é se plantar diante de algumas imagens televisivas novelescas e fílmicas, as quais vão tomando o espaço da memória perpendicular, meridiana do saber e o alimenta com redutores virtuais conhecidos como ideologias e crenças em supostas forças superiores. Até ai tudo bem. A imaginação serve para isto. Mas deixar-se ser arrebatado pelo fascínio de palavras de pregadores inescrupulosos com detrimento ao desenvolvimento do seu intelecto. É outro fim da picada.

Onde está o paradoxo de tudo isto?

Indivíduos, como a gente ver todos os dias. Se intitulam representantes destas ou daquelas forças superiores, representantes destas ou daquelas suas palavras e cometem as barbaridades também como representantes fieis destas mesmas forças. E que qualidade de força algumas tem, Heim? Principlamente estas que até insere agulhas nos corpos de crianças indefesas como todos nós estamos vendo estarrecidos nos noticiários televisivos atualmente.

A Meditação, a Ponderação, a Reflexão são as ferramentas não só de soluções mas também são determinantes nos enfretamentos dos problemas pessoais de quaisquer pessoas. E acima de tudo são ativadores de memórias que tornam os indivíduos responsáveis pelos movimentos de condutas pessoais.

Maconha, cocaína, crack e outros elementos alucinógenos são comprometedores profundos do Si estar e do Si ser humanos.

Eles reduzem a capacidade de qualquer elemento humano de reflexionar, de pensamentar e de meditar no respeito a si mesmo e aos outros. É dispensável aqui comentar o nível de violência que todos estamos atravessando. Mas, não o é, o reconhecimento de que, a causa maior de sua proliferação é a venda e uso destas drogas, que por falta de responsabilidade sobre si mesmo estão desequilibrando o convívio harmônico individual entre os seres humanos, enquanto dar aos Poderes Públicos muito mais trabalho do que eles deveriam ter, uma vez que o enfrentamento tem tirado vidas de muitos profissionais dedicados em todas as Policias de todos os Estados Brasileiros. É uma guerra que parece não ter fim.


Em meio as tantas alegrias do Natal e enormes Esperanças para realizações de Sonhos e Ideais em 2010, desejo a todos um Ano Novo de Coragem para seguirem equilibrados perpendicularmente ao Norte de suas vidas, com oscilações reduzidíssimas para esquerda ou para direita no experimentar novas aventuras de Crescimento e Desenvolvimento interior, certos de que:

O FUTURO É AGORA, PORQUE O HOJE ACABA JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Evilasio de Sousa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário