quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

18. RECURSOS DE COMPREENSÃO

Movimentos Temporais de Inteligência.


Os homens e mulheres sempre foram detentores de possibilidades inatas, de fazer coisas, de inventar novos projetos e sistemas. Talvez, quem sabe...ao vislumbrar posições que séculos depois foram denominadas aristocratas, de maneira que suas qualidades de vidas íntimas pudessem suportar longas durações das rigorosas intempéries do Tempo que os sujeitavam a condições duríssimas, nas cavernas, nas montanhas e nas matas.

Ao se estudar a evolução das características humanas pode-se perceber que INTELIGÊNCIA e COMPREENSÃO se bifurcam nas riquezas de possibilidades em suas imensidões. Por isso pouco se percebe a tênue diferença entre uma e outra, em ações.

Sob os ângulos da minha visão, Compreensão é o Espaço e a Inteligência a Luz Momentânea produzida pelas colisões dos fatos, que pela força dos atos produzem situações, as quais influenciam profundamente a Compreensão, que inexorável, cíclica e fisiologicamente devolve à Inteligência, mais poder de atuação.

É O FENOMENO DO CRESCIMENTO!!!!

Comparo a velocidade da Inteligência à da luz. Mais ou menos 300 mil km por segundo. Com ela se tem consciência do contexto social, bem como, uma constante e atualizada íntima vivência pessoal. A Inteligência depende inteiramente da Memória para estar sempre em evidência. Muitas vezes ambas são torpedeadas pelos ventos irrefletidos da Mente, que com sua força imensurável, outras vezes desorganizada desfaz grandes estruturas humanas antes resistentes que caiem em terra por mentiras e estímulos à atitudes inimagináveis e inconseqüentes.

Haja Equilíbrio!!!

Para manter estas forças individuais e pessoais nos trilhos do brio e da decência. É preciso solida e firmemente respeitá-lo em si mesmo. Quando isto não acontece, o resultado é uma vida, atrás de outra que a todo instante fenece. No transito automotivo, nos relacionamentos afetivos e nos estados gerais definitivos de incompreensão a esmo.

Logo, COMPREENDER é outro Principio de Utilidade da Inteligência. Uma vez que ela depende dos dados retidos na Memória, o ser inteligente é motivado pelo PERCEBER e pelo INTERPRETAR dos dados vigentes, cujas imagens jáz nos recônditos memoriais como história. Por isso se diz que “A Imagem” é “a cifra, o código da condição humana” em tudo que se é, se fala e se faz. Palavra do escritor mexicano, Octavio Paes.

Eu suponho, que você também está interessadíssimo em melhorar o meio ambiente, ao oferecer o melhor de si em cada gesto, em cada atitude permanentemente, desperto. E por isso ao trabalhar-se intensivamente no Equilíbrio Social você o internalizou de tal maneira e tão bem, que o seu espaço mental “Seu Jeito” tornou-se em apenas um. “Nosso jeito” com o qual você articula ainda melhor qualquer abordagem.

É claro que você e a Natureza fundiram-se no Ponto (0) “zero” do se movimentar no mecanismo social. Agora você verá placas sucessivas à sua frente mentalmente, a cada deslocamento, a pés, de carro, ou mesmo pelo poder do pensamento, ao encontro daquilo que espera nos seus intentos: Por exemplo:

Ao acordar você já está no ponto zero do viver, a sua essência. A partir daí terá contato com a serie de avisos numerados e sucessivos de manutenção à Inteligência:

1. Ver e Interpretar.

2. Analisar, Aprender e Planejar.

3. Identificar os Parceiros de Vivencia e Decidir.

4. Compartilhar Projetos e Agir

5. Sonhar e Conferir Resultados.

6. Estudar e Ampliar Conhecimentos.

7. Motivar-se aos trabalhos planejados.

8. Energizar As Células para tocar com Entusiasmo os empreendimentos colimados.

9. Depreender junto às Referências.

10. Tomar Consciência se Estar, ou não na Estrada Certa da Aventura de Vivências e fazer seu pessoal boletim de ocorrências.

Agora a Vida tornou-se numa estrada sinalizada de três pistas, das quais você, senhor da pista central,   “Nosso Jeito” é o maior colaborador, o maior facilitador, de movimentos de outros, de maneira que, as atuações do seu lado esquerdo e do seu lado direito, que agora também tornou-se “Seu Jeito” possam também com suas manobras arriscadas, investidas inesperadas, ou não tirar destas experiências lições capazes de elevar níveis mentais à outras dimensões.

Não há grandes diferenças entre movimentar-se no Transito Rodoviário e nos Relacionamentos Humanos. O diferencial é que no primeiro existem cérebros dando vidas a maquinas sendo conduzidas. Aqueles que ainda não admitiram nos seus mundos que “Regras são fatores de sociabilidade” podem provocar nos outros graves acidentes e sofrer inclusive grandes danos em suas próprias vidas.

Você, como senhor do “Nosso Jeito” precisa estar atento, todas as vezes que for virar à esquerda em tomada de decisões, ou à direita considerar o direito dos outros e sinalizar, de alguma maneira, a sua intenção, o qual também participa momentaneamente de sua vida em movimento, embora em outra pista e com outra obrigação.

Os Recursos de Inteligência e de Compreensão são as forças propulsoras no âmbito geral de uma melhor qualidade de vida para todo e qualquer grupo na ação de cada um, individual.

Veja agora por inferência comparativa como “Os Recursos de Compreensão”, um dispositivo tão simples e que não dá sonolência, lombeira, madorra, em suas conquistas e se torna em algo tão bizarro, a nível de besteira, da Vida nas pistas.

As pessoas escondem suas intenções e não querem respeitar, dos outros as sinalizações. A vida de cada um é uma coisa privada, mas quando se está vivendo em sociedade, parte dela precisa ser sinceramente comentada. Neste ponto, tudo sai de forma escusa e fechada. A Incerteza aliada a Esperteza assumiu os lugares da Compreensão e da Inteligência, como um falso sistema de proteção.

Eis o ponto de fulgor da Esquisitice, do Bizarro que terminam por configurar a Idiotice.



Nenhum comentário:

Postar um comentário